BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

Conheça os Autores


Quem faz o SBlogI: O Blog da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) é feito por colaboradores voluntários. Caso você tenha interesse em integrar o grupo de autores fixos ou enviar artigos para publicações esporádicas, entre em contato com comunicacao@sbi.org.br. Esta é uma ação de divulgação científica feita pela SBI e seus colabores.



AUTORES FIXOS (por ordem alfabética):


Andréa Teixeira Possui pós-doutorado pelo Centro de Pesquisas René Rachou - Fiocruz(2006) e pelo Center for Biologics Evaluation and Research -FDA(2012). É pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz - Minas - Centro de Pesquisas René Rachou. Tem experiência na área de Saúde Pública, atuando principalmente nos temas: esquistossomose, leishmanioses, doença de Chagas, imunologia, citometria, citocinas e quimiocinas. Sua principal linha de investigação aborda biomar-cadores de diagnóstico, evolução clínica e monitoração terapêutica em doenças infecto-parasitárias e crônico-degenerativas. 



Caroline Junqueira
Pós-doutora pela University of Notre Dame - EUA (2012) e pelo Centro de Pesquisas René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz em Belo Horizonte  - CPqRR/Fiocruz (2014). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003), mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e doutorado em Imunologia pela mesma instituição (2011). Vencedora do Grande Prêmio CAPES de Teses em 2012. Atualmente é pesquisadora em Imunoparasitologia no CPqRR/Fiocruz. 


Dinler Antunes
Possui doutorado em Ciências (2014) pelo Programa de Genética e Biologia Molecular (PPGBM/UFRGS), tendo desenvolvido seu projeto no Núcleo de Bioinformática do Laboratório de Imunogené-tica (NBLI). Tem experiência em resposta imunológica celular, reatividade cruzada e análise estrutural de complexos peptídeo: MHC. Foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Cross Tope Data Bank. Desenvolve seu Pós-Doutorado no Departamento de Ciências da Computação da Rice University (Houston/EUA), trabalhando no desenvolvimento de um novo algoritmo para ancoramento molecular de complexos peptídeo: MHC.


Edson Holanda Teixeira
Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado (2001) e doutorado (2005) em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (2005). Professor Associado I do Departamento de Patologia e Medicina legal da Faculdade de Medicina/Universidade Federal do Ceará, Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências, Pesquisador do Projeto INCT Nanobiosimes (CNPq). Tem experiência na área de Bioquímica e Imunologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Aplicação biológica de lectinas e biofilmes microbianos. Tem experiência em gestão de sistemas e serviços públicos de saúde.


Helder Nakaya
 Helder Nakaya obteve seu grau de doutorado em Biologia Molecular e Bioinformática. De 2008 a 2011, como pós-doutor na Emory University, Atlanta (USA) pesquisou o mecanismo de atuação de vacinas em células do sistema imune utilizando técnicas em larga escala. Se tornou professor assistente do Departamento de Patologia da Emory University em 2011, onde utiliza a biologia de sistemas para prever e entender a resposta imune a diferentes vacinas. É docente do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas do Instituto de Ciências Farmacêuticas da USP em 2013. Website : www.csbiology.com


João Carmo
Doutor em Ciências: Imunologia (USP, 2008). Fellowship do NIH Intramural Program for Visiting Fellow Research (NIAID-NIH), Bethesda, MD, EUA; pós-doutorando no Laboratório de Imunologia Celular do Dr Ethan Shevach (2009-2012). Ênfase em Imunologia Médica e Patologia Geral. Atua nos temas: células dendríticas e monócitos humanos, citometria de fluxo, imunorregulação e imunologia de tumores; camundongos geneticamente imunodeficientes de FOXP3/Tregs, como modelo de doenças autoimunes e IPEX; biomarcadores em scurfy e leishmaniose. Atualmente, é professor de Biologia Molecular, Genética e Trabalho de Conclusão de Curso, para os cursos de Medicina, Enfermagem e Odontologia do ITPAC-Porto Nacional, Tocantins.


João Santana da Silva
Possui doutorado (1983) em Bioquímica pela Universidade de São Paulo e Pós doutorado nos Estados Unidos de 1989 a 1991. Professor titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo, Pesquisador 1A do CNPq, membro da Academia Brasileira de Ciências, coordenador do Programa de Imunologia Básica e Aplicada da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Presidente da Comissão de Pós-Graduação, membro do corpo editorial do Brazilian Journal of Medical and Biological Research e BioMed Research International. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia,


Josiane Sabbadini Neves
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia) por esta mesma universidade (2004) e pós-doutorado pela Harvard Medical School (Boston - USA - 2005-2009). É Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ), membro da Comissão Dliberativa da Pós-Graduação em Imunologia e Inflamação (IMPPG/UFRJ) (desde sua criação em 2012) e coordenadora do Programa de Graduação em Farmacologia (2013-2014). Atualmente é Professora Adjunta III do Instituto de Ciências Biomédicas - ICB - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.


Kelly Grace Magalhães
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universi- dade Católica de Minas Gerais (2000), aperfeiçoamento científico em Biologia Molecular pelo Centro de Pesquisas René Rachou-Fiocruz (2002), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2005) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto Oswaldo Cruz, com doutorado sanduíche pela Harvard Medical School (2009). Em 2009, foi laureada com a Pew Latin American in Biomedical Sciences. Realizou o pós-doutorado na Harvard Medical School de 2009 a 2011. Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade de Brasília. 


Liliane Martins dos Santos
Possui doutorado em Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011) com período sanduíche no Laboratory of Parasitic Diseases no NIH-USA. Foi Post Doctoral Visiting Fellow no Laboratory of Parasitic Diseases - Mucosal Immunology Section de 2013 a 2014. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia de mucosa intestinal, atuando principalmente nos seguintes temas: microbiota intestinal, probióticos e infecções gastrointestinais. Atualmente é pós doutoranda Capes  Jovens Talentos no Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG.



Luara Isabela dos Santos
Possui graduação em Farmácia com ênfase em Bioquímica/Análises Clinicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e título de Mestrado (2009) e Doutorado (2013) pela Bioquímica e Imunologia da UFMG. Em 2012 foi laureada com o melhor trabalho de doutorado da Sociedade Brasileira de Imunologia. Tem experiência na área de Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: vacinas, imunoterapia, citometria de fluxo e imunologia de mucosa. Fez pós-doutorado na FIOCRUZ/MG e atualmente desenvolve seu projeto na Universidade de Oxford/Inglaterra trabalhando com infecção intestinal e malária.


Manoel Barral Netto
Manoel Barral-Netto (Médico, Faculdade de Medicina da Bahia -UFBA, 1976; Doutorado em Patologia Humana em 1988) é membro titular da Academia Brasileira de Ciências e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. Atualmente é pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-Bahia) e professor titular da Faculdade de Medicina da Bahia (Universidade Federal da Bahia). Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA e Diretor da Faculdade de Medicina da Bahia (UFBA).  Foi Diretor de Cooperação Institucional do CNPq de março de 2011 a maio de 2013 e atualmente é Diretor do Instituto Gonçalo Moniz.


Nelson Vaz
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1963) e doutorado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990). Membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Sócio fundador da Soc. Bras. Imunologia e membro honorário da Soc. Portuguesa de Imunologia. Tem experiência na área de Imunologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema imune, tolerancia oral, imunoglobulinas naturais. Trata também de aspectos epistemológicos da Imunologia e da obra de Humberto Maturana. 




Editora Executiva - A. Cohen
Jornalista. Mestre em divulgação científica e cultural pela Unicamp. Gestora de Comunicação da SBI e coordenadora executiva do YouTube Edu. Criadora e co-coordenadora da Escola Brasil de Jornalismo Científico (EBJC). Integra o grupo “Comunicação, Educação, Ciência e Sociedade” do Labjor/Unicamp. Foi gerente de comunicação do LNLS e da Secretaria de Educação de Belo Horizonte. Dedica-se a projetos científicos, educacionais e sociais. E-mail: adriana@sbi.org.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: