BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Linfócitos B: não apenas produtores de anticorpos, mais um talento revelado!


A produção de anticorpos neutralizantes por linfócitos B protegem contra infecções bacterianas e virais, e é um ponto importante da resposta imunológica contra patógenos e um dos principais objetivos da vacinação. Contudo, recentes estudos revelaram um papel adicional aos linfócitos B, que até o momento não havia sido foco de pesquisa.

Sabe-se que linfócitos B podem exercer um papel importante na imunidade protetora contra infecções virais, e acreditava-se que este papel era atribuído a sua capacidade de produzir anticorpos neutralizantes de alta afinidade. Um novo estudo publicado na Immunity, mudou essa visão.  Uma pesquisa liderada pelo grupo do Dr. von Andrian demonstrou que linfócitos B atuariam mais dando suporte a resposta imune inata do que propriamente atuando na resposta imune adaptativa durante infecção viral de camundongos. Os autores utilizaram o virus da estomatite vesicular (VSV) para infectar subcutaneamente dois tipos de camundongos transgênicos: um grupo de camundongos que não possuia linfócitos B e dessa forma apresentavam uma arquitetura anormal do tecido linfóide chamado mMT, e um outro grupo de camundongos que apresentavam linfócitos B mas não apresentavam receptores de linfócitos B na sua superfície e portanto, não secretavam anticorpos, mas apresentavam uma arquitetura normal do tecido linfóide, chamado DHLMP2A. Surpreendentemente, 60% dos camundongos mMT apresentaram neuroinvasão fatal durante a infecção com o VSV, enquanto todos os camundongos DHLMP2A demonstraram estar protegidos contra a infecção viral.

Estes resultados indicaram que linfócitos B possuem um papel protetor na resposta imunológica, independente da produção e secreção de anticorpos durante a infecção viral. Os autores descobriram ainda que os linfócitos B, através da produção de linfotoxina-a1b2, são necessários para a manutenção de macrófagos nos linfonodos que tornando-os não permissíveis a replicação viral.

Por fim, para entender a contribuição dos mecanismos da resposta imune adaptativa além da produção de anticorpos, na infecção viral, os autores depletaram linfócitos T dos camundongos DHLMP2A antes da infecção viral. O resultado mostrou que os camundongos não aumentaram a susceptibilidade ao VSV e todos sobreviveram a infecção, indicando que apenas os mecanismos da imunidade inata foram suficientes para a proteção do hospedeiro durante a infecção com o VSV.

Referências:

1.     Moseman, E. A. et al. B cell maintenance of subcapsular sinus macrophages protects against a fatal viral infection independent of adaptive immunity. Immunity 1 Mar 2012 
2.     Leavy, O. Antiviral immunity: SCS macrophages protect the CNS. Nature Rev. Immunol. 8, 538 (2010)
3.     Bordon Nature Rev. Immunol. 12, 228-229 April 2012

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: