BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

segunda-feira, 9 de março de 2015

HTLV-1 proviral integration sites differ between asymptomatic carriers and patients with HAM/TSP.

Post de Marcia Weber: pós-doc do LHGB/CPQGM/Bahia

O HTLV é um retrovírus da mesma família do HIV, que infecta a célula T humana. Existem dois tipos desse vírus: o HTLV-1 e o HTLV-2. O HTLV-1 está associado a doenças graves neurológicas degenerativas (paraparesia espástica tropical) e hematológicas, como a leucemia e o linfoma de células T humana do adulto (ATL). Da mesma forma que o HIV, o HTLV é transmitido por via sexual (relações sexuais desprotegidas), nas transfusões de sangue, pelo uso compartilhado de seringas e agulhas e da mãe para o filho durante a gestação, o aleitamento e no momento do parto. No Brasil, representa um problema de saúde pública, apesar de o número de pessoas infectadas ser proporcionalmente baixo, uma vez que não existe tratamento nem vacinas para esta patologia.

Mais de 90% dos indivíduos infectados com HTLV-1 permanece assintomático (AC), e apenas cerca de 4% desenvolvem HAM/TSP. Os fatores de risco para o desenvolvimento da doença é o gênero feminino e a alta carga proviral (CPV). Existem evidências de que ACs possuem uma resposta de células T CD8+ mais eficiente que controla a CPV, além de uma maior frequência de alelos de HLA classe I capaz de apresentar peptídeos de uma proteína regulatória do HTLV-1: HBZ. O HTLV-1 causa a proliferação de clones de células T infectadas in vivo, e cada clone possui um sitio único de integração do DNA viral ao genoma. Assim, Niederer e colaboradores avaliaram se o ambiente genômico do provirus difere entre indivíduos assintomáticos (AC) e pacientes com HAM/TSP. Para isso, eles quantificaram os sítios de integração de 95 pacientes com HAM/TSP e 68 ACs de Kagoshima, Japão, e 75 ACs de Kumamoto, Japão. Indivíduos com 2 ou mais alelos de HLA classe I que se ligam ao HBZ foram classificados como ligantes de HBZ fortes, o restante como fracos.




Neste estudo, foi observado que a integração do HTLV nas áreas de transcrição ativa aumentou a frequência de clones infectados expressando altos níveis de HBZ. Além do mais, a presença de alelos de HLA I capazes de apresentar HBZ às células T CD8 foi associado a menor CPV, sugerindo um maior controle de células infectadas nestes pacientes. Com isso, a pressão seletiva mediada pela resposta imune eficiente destes indivíduos explica a maior frequência da integração do HTLV em genes e regiões ativas do genoma de clones de ACs.


Pouco se sabe sobre a resposta imune contra o HTLV. Os retrovírus diferem dos outros tipos de vírus pela capacidade de integrar o DNA da célula hospedeira, e esta integração em regiões específicas pode determinar a eficiência da resposta imune. Assim, elucidar os sítios de integração viral no genoma da célula do hospedeiro e os mecanismos de escape das células infectadas tornam-se relevantes para compreender os fatores de proteção ou susceptibilidade a esta infecção.

Niederer HA, Laydon DJ, Melamed A, Elemans M, Asquith B, Matsuoka M, Bangham CR. HTLV-1 proviral integration sites differ between asymptomatic carriers and patients with HAM/TSP. Virol J. 2014 Sep 30;11:172. 

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: