BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Descrita forma recombinante do HIV-1 que causa progressão rápida para AIDS

A celebração do carnaval no Brasil sempre motiva campanhas públicas sobre os riscos de novas infecções por HIV-1. O comportamento sexual de risco, incluindo o não uso de preservativos e relacionamentos sexuais com muitos parceiros, aumenta significativamente a chance de contaminação. Todavia, além de potencializar novas infecções, tais comportamentos podem favorecer a infecção de uma mesma pessoa com diferentes variantes do HIV-1 e gerar novos híbridos do vírus. Os híbridos do vírus são conhecidos como formas recombinantes circulantes se forem constituídos por pelo menos dois subtipos geneticamente distintos (A-K) e se contribuírem significativamente para epidemia mundial da AIDS. Especula-se, há muito tempo, que essas recombinações poderiam gerar um vírus muito mais agressivo do que os que deram origem a ele.
Recentemente, pesquisa realizada em Cuba pelo nosso grupo descreveu uma forma de HIV-1 recombinante circulante chamada de CRF19_cpx, que é mais agressiva e causa AIDS dentro de três anos após infecção. A pesquisa, que será publicada na próxima edição da eBioMedicine, descreve o CRF19_cpx, uma forma recombinante dos subtipos A, D e G, que possui um adaptação evolutiva na região da protease (subtipo D) levando a alta replicação viral.
O CRF19_cpx utiliza o coreceptor CXCR4 como mecanismo de entrada nas células do paciente. A maioria das variantes do HIV-1 utiliza preferencialmente o coreceptor CCR5 e só troca para o coreceptor CXCR4 depois de anos de infecção latente. O uso do coreceptor de entrada CXCR4 é um mecanismo de escape do vírus contra a alta produção da quimiocina RANTES pelo hospedeiro, uma molécula de defesa do sistema imune e um bloqueador natural do coreceptor de entrada CCR5. A capacidade de utilizar o coreceptor CXCR4 pelo HIV-1 já foi associada anteriormente a rápida progressão para AIDS.


O HIV ainda é considerado um grande problema de saúde pública, porém a terapia antirretroviral contribui significativamente para manter os indivíduos infectados saudáveis. A alta capacidade replicativa viral associada ao uso do coreceptor de entrada CXCR4, torna o CRF19_cpx uma ameaça concreta ao controle da epidemia mundial do HIV-1. O rápido comprometimento da saúde dos indivíduos infectados com está nova forma agressiva do CRF19_cpx pode colocar os pacientes em novo risco de morte antes mesmo de notarem que estão infectados.

https://twitter.com/EBioMedicine/status/560394436275097600/photo/1

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2352396415000389

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: