BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Papai Noel: ritmo louco de viagem, o microbioma e a obesidade.

Um paper recente na Cell (aqui com referencia ao final do post) me fez pensar em Papai Noel. Thaiss e colaboradores demonstraram que a disbiose induzida por jet-lag, tanto em camundongos quanto no homem, leva à intolerância à glicose e obesidade e que estes achados são transferíveis para camundongos germ-free através de transplante fecal.

Já há alguns anos que me preocupo com as condições de viagem de Papai Noel. Em outro blog publiquei em 2011 um post intitulado "Cálculos científicos para a viagem de Papai Noel” e sempre me lembro dele quando vejo algo sobre viagens aéreas. As condições em que este idoso (deveria dizer cidadão da terceira idade?) viaja são terríveis. Veja os cálculos:
  • Ele precisa visitar 700.000.000 de crianças, considerando que precisa atender 35% dos 2 bilhões de crianças. Imagina-se que ele não visita as crianças muçulmanas, indus, judias etc.;
  • Para realizar estas visitas, deverá percorrer 342.510.000 km. Assumindo 233 milhões de residências cristãs distribuídas igualmente na área do planeta (510 milhões de km, assumindo o mundo como um quadrado para facilitar o cálculo) e com 1,47 km entre as casas;
  • Esta enorme distância precisa ser percorrida em no máximo 39 horas. Considerando as diferenças de horário ao voar de leste para oeste poderia usar 31 horas e ganhar mais 8 hs devido ao sono das crianças;
  • Do que se entende que a viagem é feita numa velocidade de 8.782.308 km/hr (342.510.000km/39h);
Ainda bem que há pessoas sensíveis e que têm trabalhado para otimizar a viagem de Papai Noel. Veja os gráficos abaixo e consulte o site se tiver maior interesse em ajudar (aqui).


O trabalho da Cell se refere aos viajantes frequentes. Creio que Papai Noel seria um caso interessante para estudar um viajante bissexto porém em condições extremas. 

Nem vou comentar da minha preocupação com a barreira hemato-cefálica de Papai Noel (V. Braniste et al., “The gut microbiota influences blood-brain barrier permeability in mice,” Science Translational Medicine, 6:263ra158, 2014.).

Para os interessados em imunologia veterinária, o estudo da resposta imune das renas deve ser ainda mais impressionante, pois elas ainda precisam carregar um enorme peso.
  • Assumindo o peso médio dos presentes levados por Papai Noel como de 660 gramas, a carga seria de 462.000 toneladas. Isto sem contar o aumento relativo da massa, pois com a velocidade calculada, haveria um aumento substancial;
  • Para comparação: um Boeing747 transporta 237,5 toneladas. O super trenó equivale a 1.945 Boeings 747!!!
  • Quantas renas serão necessárias? Não podem ser menos que 5 milhões de renas geneticamente modificadas.
Como sabemos que são renas geneticamente modificas? Você já viu uma rena normal voar???

As viagens aéreas já eram implicadas no stress, aumento de infecções, asma e alergia, embora os dados não sejam os mais sólidos do mundo. O senso comum levava a crer que a imunossupressão causada pelo stress e o confinamento com vários pessoas por horas estariam implicados no aumento de infecções. O ar seco no interior do avião prejudicaria a barreira mucosa e contribuiria para a penetração dos agentes infecciosos. Um estudo da Organização Mundial de Saúde em 2005 mostrou que o risco de  contrair uma infecção respiratória durante um vôo não é maior que numa viagem de ônibus ou de trem. Adicionalmente, um trabalho publicado no Lancet, em 2007, demonstrou que num jato moderno o ar é trocada 15 a 20 vezes por hora, enquanto em casa esta taxa é de 5 vezes e em escritórios de 12 vezes. Devemos lembrar que as comparações para casas e escritórios brasileiros provavelmente diferem das publicadas.
O caso da asma tem sido bastante tratado e até motivou a primeira figura que ilustra este post, mas só causam maiores preocupações em casos graves da doença.

Referências:
Transkingdom Control of Microbiota Diurnal Oscillations Promotes Metabolic Homeostasis. Cell Volume 159, Issue 3, p514–529, 23 October 2014 DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.cell.2014.09.048

A Figura do Papai Noel cuidadoso ao ponto de não usar perfume  para evitar asma e alergia nas crianças foi visto aqui.

Os cálculos da viagem de Papai Noel estão detalhados em reportagens interessantes do Telegraph:
O trajeto otimizado de Papai Noel é do site SASCommunity.org Planet (aqui).

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: