BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Asma associada à obesidade: o papel das innate lymphoid cells do grupo 3 (ILC3) produtoras de IL-17 e do inflamassoma de NLRP3 neste contexto



Post de Rafael de Liz,
Bolsista BJT/CSF/CNPq.


Possível mecanismo envolvido na asma associada à obesidade (de Kim et al., 2014) 


Nas duas últimas décadas, a prevalência de indivíduos obesos tem chegado a 36% nos Estados Unidos. Diversas complicações estão diretamente relacionadas à obesidade, tais como: diabetes do tipo 2, doenças cardiovasculares, esteatose hepática, além de alguns tipos de câncer. Estudos recentes têm apontado a obesidade como um importante fator de risco para o estabelecimento do quadro de asma não-alérgica.
No estudo publicado por Kim e colaboradores na revista Nature Medicine (aqui) foi constatado um quadro de hiperreatividade das vias aéreas (airway hyperreactivity - AHR) em camundongos submetidos a um modelo de obesidade induzida por dieta rica em gorduras (high-fat diet - HFD). Este processo parece ser mediado pela ativação do inflamassoma de NLRP3 e pela produção de interleucina-1b (IL-1b). Além disso, a interleucina-17A (IL-17A) parece ser primordial para a indução do quadro de AHR. De maneira interessante, a IL-17A foi produzida majoritariamente por células não-T não-B, CD4- linhagem- (Lin-), com fenótipo similar às innate lymphoid cells do grupo 3 (ILC3). Este foi o primeiro estudo a demonstrar que as ILC3, descritas essencialmente no intestino delgado, desempenham também um papel importante em nível pulmonar.

O estudo demonstrou ainda que a AHR não ocorreu em camundongos obesos NLRP3-/- ou IL-17A-/- e parece estar relacionada à produção de IL-1b por macrófagos alveolares do tipo M1. Além disso, a transferência de células ILC3 para camundongos Rag2-/- e IL-2rg-/- (deficientes em células T e B) restabeleceu a AHR induzida por IL-1b. Desta forma, a IL-1b parece desempenhar um papel crucial na ativação das ILC3, uma vez que a administração de um antagonista do receptor de IL-1 (IL-1ra) inibiu a ativação dessas células, reduzindo a AHR em camundongos obesos. Além disso, este estudo evidenciou a presença de células do tipo ILC3 no tecido pulmonar de pacientes asmáticos e demonstrou que estas foram responsivas à IL-1b. Desta forma, estes resultados sugerem que o quadro de AHR associado à obesidade é dependente do eixo ILC3-IL-1b-NLRP3, que parece ser ativado pelo excesso de nutrientes provindos de uma dieta hipercalórica.


Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: