BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Adjuvando a homeostase dos oceanos e como eles podem se limpar: Boyan Slat na TEDxDelft


Se pensarmos no planeta Terra como Gaia, um ser vivo gigantesco, poderíamos postular que o planeta está doente há algum tempo. Seu sistema imune não consegue por si só efetuar a HOMEOSTASE de seu ecossistema a contento, por causa de seres humanos que ainda não entenderam essa equação matemática (homeostase = equilíbrio - poluição - doenças = mais qualidade de vida). Vejam o que um garoto de apenas 19 anos fez, como "adjuvante" do que eu chamaria de "sistema imune terrestre", não só como "scavenger", como também reutilizando os metabólitos dos resíduos de plásticos recolhidos:

"O holandês Boyan Slat encontrou uma possível solução para limpar metade do oceano Pacífico em 10 anos. O plano de Slat consiste em uma barreira flutuante, no formato de uma "arraia-robô" (figura), que aproveita as correntes oceânicas fazendo uma espécie de trincheira que bloqueia o lixo encontrado nas águas.
— Eu primeiro tomei conhecimento do problema da poluição quando mergulhei na Grécia, onde tinha mais sacos de plástico do que peixes. Infelizmente, o plástico não desaparece por si só. Daí eu me perguntei, por que não podemos limpar isso?




Em um experimento com um protótipo, o sistema flutuante recolheu plásticos em até três metros de profundidade e coletou uma quantidade pequena de zooplânctons, que auxilia a reciclagem do plástico. O conceito de Slat usa as correntes oceânicas naturais e ventos para transportar naturalmente os plástico para uma plataforma de coleta. Em vez de usar redes e embarcações para remover o plástico da água, barreiras flutuantes sólidas são usadas ​​para fazer o entrelaçamento.

A iniciativa tem apoio de mais de 100 pesquisadores e ambientalistas, com a meta de remover 65 metros cúbicos de lixo por dia. Com um site que mostra todo o procedimento, Slat faz uma “vaquinha virtual” para colocar seu plano em ação. O valor de 2 milhões de dólares é alto mas, em apenas duas semanas, o jovem já conseguiu 34% do montante com doações que variam de cerca de cinco dólares até dez mil dólares. Ao colaborar, o doador sabe o quanto o valor dado significa em retirada de lixo do oceano."

As doações podem ser feitas pelo site desenvolvido por Slat para o projeto.


Read more: http://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/holandes-de-19-anos-cria-sistema-que-promete-limpar-metade-do-oceano-pacifico-12939046


Para ver o video da palestra na íntegra, clique aqui

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: