BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

sábado, 30 de agosto de 2014

29 de Agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo (e Atividades de Divulgação Científica até Fevereiro de 2015)

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam.

As estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão; 5 vezes maior de sofrer infarto; 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar e 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral.

No Brasil, o câncer de pulmão é o tipo de tumor mais letal e também uma das principais causas de morte no país. Ao final do século XX, o câncer de pulmão se tornou uma das principais causas de morte evitável. O consumo de tabaco é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão. Comparados com os não fumantes, os tabagistas brasileiros têm cerca de 20 a 30 vezes mais risco de desenvolver câncer de pulmão.

A OMS classificou o tabaco como um dos fatores que mais contribuem para a epidemia de doenças não contagiosas como ataques cardíacos, derrames, câncer e enfisema. O grupo é responsável por 63% de todas as mortes no mundo. Outras doenças relacionadas ao tabagismo são: hipertensão arterial, aneurismas arteriais, úlcera do aparelho digestivo, trombose vascular, osteoporose, catarata, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, menopausa precoce e complicações na gravidez.
No Brasil, em dias atuais o tratamento do tabagismo tem como referência o Sistema Único de Saúde (SUS), sendo regulado por Portarias do Ministério da Saúde (Portaria nº 1.035/2004 ePortaria nº 442/2004) que ampliam o acesso da abordagem nos 3 níveis de atenção à saúde (básica, média e alta complexidade).
Esse modelo de tratamento é baseado na abordagem cognitiva e comportamental, possibilitando que o tratamento seja realizado em grupo ou individualmente, e tem como objetivo  auxiliar o fumante a desenvolver habilidades que o auxiliarão a permanecer sem fumar. O apoio medicamentoso, quando necessário, é outro recurso usado no tratamento do tabagismo e disponibilizado na rede SUS.
Não obstante a isso, setores da sociedade civil mostram-se presente na temática de prevenção ao tabagismo, desde empresas, ONGs e ações individuais que realizam programas preventivos com intuito de conscientizar o indivíduo sobre consequências do tabaco à saúde.


Uma ação importante é a que tem sido desenvolvida pela UNESP, campus de Botucatu, desde a época em que eu era membro da Liga do Câncer de Botucatu, onde e quando implantamos a Campanha Antitabagismo, com auxílio das professoras Ilma e Florence Kerr Correa. Atualmente, a Liga de Pneumologia e Otorrinolaringologia e responsavel pelo projeto em Botucatu:

"FMB PROMOVE CAMPANHA ANTITABAGISTA NO DIA MUNDIAL SEM TABACO

Dia 31 de maio é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) o Dia Mundial sem Tabaco. Diversas campanhas e ações de combate ao hábito de fumar são executadas em vários países, entre eles o Brasil. Em Botucatu, a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), através da Liga de Pneumologia e Otorrinolaringologia- formada por alunos e docentes destas especialidades- organizaram campanha informativa destinada a todos que passaram pelo Boulevard do Hospital das Clínicas e blocos de atendimento, como funcionários e pacientes.

“Entregamos panfletos e conversamos com as pessoas que se utilizam dos serviços do hospital, como forma de conscientizar sobre os malefícios do cigarro e o que a pessoa que deseja parar de fumar deve fazer”, afirma Fábio Henrique Ribeiro, aluno de Medicina e presidente da Liga de Pneumologia e Otorrinolaringologia da FMB.

Os fumantes de Botucatu, que desejam largar o vício, podem procurar atendimento no Centro Saúde Escola e no Ambulatório Regional de Especialidades. “No Hospital das Clínicas, nós atendemos quem quer parar de fumar, mas vem de cidades onde não há serviços de apoio”, diz a docente do Departamento de Clínica Médica, Suzana Tanni Minamoto. " 


Outra atividade é a seguinte:


"Com a proposta de desmistificar o câncer e trazer a ciência para perto da sociedade, o projeto INCiTO – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Oncogenômica – liderado pelo A.C.Camargo Cancer Center, com o apoio da FAPESP e do CNPq, apresenta a exposição Câncer: Conhecer para Prevenir em cinco populosas cidades do interior de São Paulo.
O trabalho, itinerante, começa a caminhada em Piracicaba, que abrigará os 22 painéis que compõem a exposição, em uma data especial: 29 de agosto (Dia Nacional de Combate ao Fumo) e segue até dia 25 de setembro, na Rua do Porto. Na sequência, os painéis poderão ser vistos no Parque Portugal - Lagoa do Taquaral, em Campinas (26 de setembro a 23 de outubro), no Terminal Rodoviário Intermunicipal, em São José dos Campos (8 de outubro a 4 de novembro), na Orla, em Santos (de 27 de novembro – quando é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer - a 15 de janeiro de 2014), e na Fazenda Experimental Lageado, no campus da Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP, em Botucatu (de 16 de janeiro a 17 de fevereiro de 2014).
Para a abertura da exposição em cada município estão sendo programados eventos de abertura, com bate-papo entre a população e profissionais especializados em oncologia, com o envolvimento de alunos de mestrado e/ou doutorado do A.C.Camargo Cancer Center. Na ocasião, a comunidade local terá a oportunidade de esclarecer dúvidas relacionadas com a doença. "Essas ações refletem nossa missão de difundir o conhecimento científico de forma clara e objetiva para estas comunidades, ressaltando junto a elas a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer", destaca Dirce Maria Carraro, coordenadora de difusão do INCITO.
EXPOSIÇÃO
Em Piracicaba, a abertura da exposição acontecerá durante a campanha antitabagismo que a Secretaria Municipal de Saúde promoverá nesta quinta-feira (29), na Praça José Bonifácio, das 8h às 12h, em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo. Durante o evento haverá um bate-papo entre profissionais especializados em oncologia do A.C. Camargo e a comunidade, para esclarecer dúvidas sobre o câncer.
A mostra ficará na Rua do Porto, em frente ao Casarão do Turismo, até o dia 25 de setembro. Os painéis apresentam de forma lúdica e educativa como prevenir o câncer e abordam os sintomas e fatores de risco para os cânceres de mama, colo de útero, próstata, pele, pulmão, intestino, entre outros.
O objetivo é mostrar ao público que o melhor aliado contra o câncer é a prática de um estilo de vida saudável, que inclua boa alimentação, realização de exercícios físicos, comportamentos e hábitos saudáveis. A ideia é ressaltar que a melhor forma de prevenir o câncer é evitar os fatores de risco como cigarro (responsável por 40% dos casos de câncer), ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, exposição desprotegida e excessiva ao sol e dieta rica em gorduras.
SERVIÇO 
Exposição "Câncer: Conhecer para Prevenir" 
Visitação: de 29 de agosto a 25 de setembro 
Local: Rua do Porto, em frente ao Casarão do Turismo - Av. Alidor Pecorari, s/n. 
Realização: INCiTO – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Oncogenômica – A.C.Camargo Cancer Center 
Apoio: Secretaria Municipal de Turismo de Piracicaba 
Informações: 
www.accamargo.org.br
Sobre o A.C.Camargo Cancer Center - Instituição privada sem fins lucrativos criada em 1953 por Antônio e Carmen Prudente, é um dos maiores centros mundiais em prevenção, diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer. De forma integrada e interdisciplinar, atende cerca de 15 mil novos pacientes a cada ano, vindos de diversas partes do país e exterior. Seu corpo clínico é composto por uma equipe fechada de mais de 500 especialistas, sendo cerca de 200 oncologistas.
Crédito da Fotos: Divulgação da Secretaria de Turismo de Piracicaba


Fontes: 
Conscientize-se! 

Programa de Prevenção Feliz com a Vida.
CAURJ

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: