BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Patógenos Intracelulares Ativam a Expressão de Interferons do Tipo III a Partir de Peroxissomos



Células COS-7 expressando um marcador de retículo endoplasmático (em vermelho) e um marcador de peroxissomo (em verde). A imagem é uma projeção de três z-stacks com tamanho de 2 mm em Z. Barra= 10 mm. Fonte: Estudos conduzidos por Peter Kim, NIH; https://science.nichd.nih.gov/confluence/display/sob/Peroxisomes.


Em mamíferos, respostas antivirais são classicamente definidas como sendo mediadas por interferons do tipo I. Essas proteínas secretadas agem via receptores de interferon para induzir a expressão de genes estimulados por interferon (ISGs) que exibem atividades virais diversas. Contudo, existem exemplos de infecções que induzem expressão de ISGs independente da presença de interferons do tipo I. Os mecanismos pelos quais essas atividades independentes de interferons do tipo I são induzidas ainda não está completamente esclarecido
.
Estudo recente publicado esse mês pela revista Nature Immunology e liderado pelo grupo do Dr. Jonathan C. Kagan do Harvard Medical School and Division of Gastroenterology, Boston Children’s Hospital, Boston, Massachusetts, USA, demonstrou que em células humanas, a sinalização via RLRs (helicases que detectam ácidos nucleicos no citosol) pode induzir a expressão de interferons do tipo III, uma classe de interferons que possui papel tecido-específico em imunidade antiviral. 

O grupo mostrou que a expressão de interferon tipo III via RLR (receptores tipo RIG-I) pode ser induzida por diversos patógenos intracelulares, tais como os vírus Sendai e dengue e a bactéria Listeria monocytogenes. O estudo mostra que os peroxissomos (organelas membranosas presentes no citoplasma das células, onde estão armazenadas enzimas envolvidas numa grande diversidade de reações metabólicas) atuam como organelas de sinalização, induzindo respostas ISG mediadas por interferons do tipo III.

Os dados estabelecem a importância dos peroxissomos em controlar a resposta de interferon e destacam a interconectividade das vias induzidas por RLR com organelas metabólicas em células de mamíferos.


Referência

Odendall C, Dixit E, Stavru F, Bierne H, Franz KM, Durbin AF, Boulant S, Gehrke L, Cossart P, Kagan JC. Diverse intracellular pathogens activate type III interferon expression from peroxisomes. Nat Immunol. 2014 Jun 22. doi:10.1038/ni.2915. [Epub ahead of print].

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: