BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

domingo, 22 de junho de 2014

JOURNAL CLUB IBA: Autofagia: O salva-vidas das células B de memória


A capacidade do sistema imunológico de manter uma memória de longo prazo contra os patógenos é crítica para a indução de uma resposta rápida após reexposição ao antígeno. Em relação às células B de memória, diante um reencontro com um antígeno, são capazes de proliferar rapidamente e se diferenciar em plasmócitos secretores de anticorpos (ASC) de alta afinidade. Estas respostas são particularmente importantes para proteção contra infecções virais. O vírus influenza, por exemplo, pode causa epidemias e representa uma ameaça para a saúde da população global.
Embora se saiba que as células B de memória sobrevivem por muitos anos, os mecanismos responsáveis pela resistência a apoptose ainda não haviam sido elucidados. Assim, Chen e colaboradores, observaram que as células B de memória diferenciam-se das células B do centro germinativo por apresentar a formação de autofagossomo. Para elucidar melhor o papel da autofagia na sobrevivência das células B de memória, foram utilizados camundongos com células B de memória deficiente do gene Atg7, que é um gene essencial para a montagem do autofagossomo. Interessantemente, observaram que na ausência deste gene os camundongos tiveram uma produção de anticorpos específicos extremamente prejudica, devido a apoptose de células B de memória e plasmócitos. Também, foi demostrado que camundongos com células B deficientes de autofagia, quando desafiados com o vírus Influenza A, sucumbem devido a ausência de resposta de células B de memória que poderiam controlar a infeção.
Os autores também descrevem que o mecanismo pelo qual a autofagia impede a apoptose nas células B de memória ocorre devido ao englobamento e degradação de mitocôndrias disfuncionais que produzem altos níveis de espécies reativas de oxigênio (ROS) e peroxidação lipídica. Portanto, estes resultados demostram que a autofagia é essencial para a sobrevivência e manutenção das células B de memória, que por sua vez produzem uma resposta de anticorpos protetores importantes para combater a infeção pelo vírus Influenza A.
Figura 1. O autofagossomo é importante para eliminação de mitocôndrias disfuncionais, que produzem espécies reativas de oxigênio e contribuem para a peroxidação lipídica. Isso garante a sobrevivência e manutenção das células B de memória.

Post de Juliana Kawahisa e William Marciel.

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: