BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Mitocôndria e inflamação: descoberta nova via de síntese de mediadores lipídicos inflamatórios

Que os mediadores lipídicos são moléculas que exercem importante papel na inflamação, nós todos já sabemos. Mas como a mitoncôndria está envolvida neste processo ainda não estava claro. Este mês foi publicado na Nature (aqui) um estudo que demonstra como ácidos graxos polinsaturados estão sendo oxidados dentro da mitocôndria com o auxílio do citocromo C, gerando desta forma, mediadores lipídicos inflamatórios derivados de uma via de síntese fundamentalmente nova.

Os autores descrevem esta nova via de geração seletiva de mediadores lipídicos provenientes de fosfolipídeos mitocondriais, a qual ocorre de maneira independente de Ca+2, onde a oxidação de ácidos graxos é catalisada pelo citocromo C no espaço intermembranas da mitocôndria.

O estudo traz novos insights sobre a pesquisa de anti-inflamatórios, uma vez que o melhor entendimento dos mecanismos envolvidos na biossíntese de mediadores lipídicos pode favorecer a manipulação e regulação da síntese de eicosanóides durante a inflamação, permitindo outras formas de gerar anti-inflamatórios e manipular a inflamação.

A descoberta desta nova via de síntese de mediadores lipídicos inflamatórios demonstra mais uma vez o importante papel da mitocôndria na inflamação!


Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: