BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Vacina terapêutica para o HIV-1, Vacc-x4

A terapia com os antirretrovirais trouxeram avanços significativos no tratamentos dos pacientes infectados com HIV-1. Contudo, devido a características específicas dos retrovírus que se integram ao DNA do hospedeiro, o tratamento não consegue eliminar por completo a infecção, necessitando que o tratamento seja contínuo e prolongado. Esse tratamento prolongado é caro e tóxico para o paciente, o que requer que o tratamento seja suspenso inevitavelmente algumas vezes durante determinados momentos da vida, aumentando as chances de retorno da replicação viral e progressão da doença.
O desenvolvimento de vacinas terapêuticas contra o HIV-1 poderiam estimular o sistema imune a desenvolver uma resistência maior à infecção e controlar a replicação viral durante a ausência de tratamento com antirretrovirais. Outra vantagem seria a possibilidade de estimular o sistema imune a atacar as células que funcionam como reservatório do HIV-1 e promover uma cura funcional.
Vacc-4x é uma vacina terapêutica contra regiões conservadas da proteína p24Gag do HIV-1 que já se comprovou segura em estudos de fase I. Recentemente, foi publicado um estudo prospectivo de fase II, duplo cego e randomizado para testar os efeitos dessa vacina em pacientes que tiveram que suspender o tratamento com os antirretrovirais por um determinado período. Vacc-4x foi capaz de induzir uma resposta imunogênica contra p24Gag, estimulando a proliferação de células CD4+ e CD8+ específicas e controlando de maneira significativa a carga viral no grupo vacinado durante a suspensão do tratamento.

Dessa maneira, vacinas terapêuticas como o Vacc-4x poderiam ser utilizadas como complemento aos regimes de tratamentos com antirretrovirais, melhorando a resposta imune específica contra o HIV-1 e ajudando a controlar a replicação viral. Além do mais, poderiam ser associadas com drogas capazes de reativar a replicação viral em células latentes (ex. Inibidores de histona deacetilase), o que permitiria o sistema imune identificar e destruir as populações celulares que funcionam como reservatórios para o vírus, promovendo uma possível cura funcional.
1.      Pollard RB, Rockstroh JK, Pantaleo G, Asmuth DM, Peters B, Lazzarin A, Garcia F, Ellefsen K, Podzamczer D, van Lunzen J, Arastéh K, Schürmann D, Clotet B, Hardy WD, Mitsuyasu R, Moyle G, Plettenberg A, Fisher M, Fätkenheuer G, Fischl M, Taiwo B, Baksaas I, Jolliffe D, Persson S, Jelmert O, Hovden AO, Sommerfelt MA, Wendel-Hansen V, Sørensen B. Safety and efficacy of the peptide-based therapeutic vaccine for HIV-1, Vacc-4x: a phase 2 randomised, double-blind, placebo-controlled trial. Lancet Infect Dis. 2014 Apr;14(4):291-300.

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: