BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Um GRANDE Julgamento



Prezados blogueiros, hoje vou descrever um trabalho que saiu na Nature no mês de janeiro, porém vou trata-lo de maneira lúdica. Trata-se de uma peça de teatro com moléculas da Imunologia. Há alguns anos atrás escrevi uma história parecida, porém com o enfoque genético. Atualmente essa prática pedagógica vem sendo apresentada por alunos de iniciação científica e de pós-graduação em vários lugares no Brasil. Boa leitura!

A juíza chegava para um caso difícil. O julgamento começou. Cientista e promotor entraram. O promotor estava com ódio nos olhos enquanto que a ré estava do outro lado chorando. Dizia que tinha feito o melhor. Tudo era acompanhado pela Science, Nature, Journal of Immunology e quem cobria a notícia era a célula dendrítica, com um vestido vermelho cheio de pontas.

Juíza: - Peço o silêncio de todos os presentes para o julgamento público da caspase-1. A ré foi autuada de acordo com o artigo PMID: 24356306 (Doitsh et al., 2014) por eliminar linfócitos CD4 expressando CCR5 em pacientes com  HIV. Venho a chamar agora a sua advogada de defesa ASC.

Narrador: ASC uma advogada de não mais que 1,00 m de altura, usava um vestido em duas partes (PYD-CARD). Ao chegar abraçou a sua cliente caspase-1, que vestida de preto, chorava e sinalizava para pró-IL-1β e pró-IL-18 na plateia.

Juíza: - Promotor, o direito de fala é todo seu nesse momento.

Cientista: - Obrigada, excelentíssima juíza! Após anos de tentativa para encontrar a cura do HIV, vejo aqui que saiu na Nature um excelente paper. Por favor, olhe! Trouxe uma cópia para senhora (Doitsh et al., 2014). Já faz um tempo que sabemos que pacientes com HIV morrem. Mas por quê? Como imunologistas, sabemos que o HIV infecta células T CD4+ e que uma vez infectadas, as coitadinhas morrem. No entanto, ainda não sabíamos, até o presente, o mecanismo pelo qual isso ocorria. Acusei por anos a caspase-3. Pobre caspase-3. Só que agora eu SEEEI. É ela ... a caspase-1. ASSASSINA!!!!!

Narrador: De repente a molécula ASC levanta e grita

ASC:  - Protesto meritíssima! A caspase-1 não deve ser tratada assim. Ela foi induzida a matar, porém a culpa é dele, do HIV. Tentei trazê-lo aqui, mas com seus inúmeros disfarces eu não o encontrei.

Juíza: Pedido acatado Sra. ASC.

Cientista: - Peço desculpas, acho que me excedi um pouco. Quero chamar aqui minha primeira testemunha. Por favor, que entre a tradicional IL-12.

Narrador: - A IL-12, por ser uma senhora de idade já, e cheia de regras, entrou no tribunal com a ajuda de um macrófago M1, senhor um pouco gordinho que vestia uma camisa escrita “Clássico”.

IL-12: - Pra mim é um prazer testemunhar contra a caspase-1. Graças a ela a IL-18 quer ser mais importante que EU na indução de Th1. Caros amigos, vejam bem... Todo mundo vive sem IL-18, mas quero ver ficar sem minha presença. Sou tradicional e, claro, muito importante. Na verdade, eu duvido que um dia encontrem maior indutor de STAT4 do que eu.

Juíza: - Muito obrigada Sra. IL-12. Agora é a defesa que tem a palavra.

ASC: - Faz-me rir, Sra. IL-12. Muitos estudos e inclusive alguns não publicados mostram que IL-18 é fundamental e, que sem ela você não tem força o suficiente para induzir uma Th1 protetora em alguns modelos experimentais. Vou chamar agora alguém que vai dizer que a caspase-1 é fundamental. Por favor, entre Dr. JS.

Dr. JS: - Prezada ASC, público e demais presentes. Caspase-1 é importante contra T. cruzi (Silva et al., 2013),  Leishmania (Lima-junior et al., 2013), vírus (Rathinam and Fitzgerald, 2010) e fungos (Gross et al., 2009). A ré foi induzida a matar as células CD4. E, se formos pensar, nossa querida Caspase-1 não é a única culpada nessa história, visto que o tratamento inibindo CXCR4 e transcriptase reversa evitou a morte de CD4 e a ativação de caspase-1 e caspase-3. E se a senhora for verificar na figura 1, o vírus também induz caspase-3. E perceba que, em 2010, foi mostrado que caspase-3 também é culpada. Claro que minha cliente inflama e não é nenhum pouco silenciosa, mas sua existência é necessária. A propósito, a produção de IL-1b ativa foi dependente de caspase-1, mas independente de NLRP3. Eu tenho uma pergunta para vossa excelência. Quem é o receptor upstream nesse contexto (Doitsh et al., 2014)? Ele sim seria o principal culpado. Não acha?

Cientista: - Santo DNA, não se fazem mais cientistas como antigamente. A caspase-1 causa muito mal na malária, na artrite, na esclerose e em muitas outras doenças. Eu poderia ficar uma eternidade aqui falando se quisesse citar todas. Só falta você me dizer que é a caspase-11, ativada por LPS, que seria a culpado pela grande piroptose observada. Vou chamar agora a IL-18.

IL-18: - Você é uma traidora Sra. IL-12. Te ajudei por anos. Graças a existência da caspase-1 eu e minha irmã, IL-1β, ficamos ativas. Por anos, ficamos na terapia de citocinas até que surgisse a solução correta para o nosso problema: a caspase-1. Sem caspase-1 não poderíamos exercer nossas funções. Precisamos dela e esperamos contar com uma decisão justa.

Juíza: - Depois de todos os depoimentos, de tudo o que escutei aqui, decidi juntamente com o júri popular (composto de várias moléculas da imunidade inata) declarar a caspase-1 CULPADA. No entanto, a mesma não deve ser condenada por seus crimes, visto que existe um forte regime condicional imune que controla suas ações, tais como o IL1RA. Precisamos de fato descobrir mecanismos adicionais que participam da infecção por HIV para tentar enquadrar esse vírus nos rigores da lei imune.


E você blogueiro, em qual lado você está?

Post de Grace Kelly Silva (pós-doutoranda da FMRP/IBA)

Comente com o Facebook :

9 comentários:

  1. Divertido o post, gostei!

    Foi publicado na Science, no mesmo mês e pelo mesmo grupo, a identificação do receptor que leva à morte dos T CD4+. Os trabalhos são complementares, mas dividiram em dois.

    IFI16 DNA Sensor Is Required for Death of Lymphoid CD4 T Cells Abortively Infected with HIV
    DOI: 10.1126/science.1243640

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosssaaaa muito bom….. Não tinha visto esse outro trabalho, obrigada!!!!Em 2010 o mesmo grupo também publicou com HIV e morte celular…

      Excluir
  2. Grace, você está se superando a cada post! Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marcela. Espero que você esteja muito bem aí na Alemanha.

      Excluir
  3. Sensacional, Grace! Quaaaanta criatividade! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Muito divertido, informativo e, principalmente, criativo!! haha
    Post muito agradável de se ler. Fiquei aqui, imaginando o "filminho" desse julgamento!

    Parabéns, Grace!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Recebi algumas críticas de alguns imunologistas clássicos sobre esse tipo de post "Imunologia vs teatro". Mas fico feliz de saber que não sou um dos únicos a entender e ver a Imunologia mais do que "para Imunologistas", mas também para leigos e portanto, poder ser mais abrangente. Taí o sucesso recorde do post: mais de 20 pessoas acharam "interessante", "útil" e/ou "divertido". A divulgação científica em uma linguagem simples e envolvente é necessária para que haja maior comunicação entre médicos/profissionais de saúde e seus pacientes e também para o próprio avanço da ciência.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Prezados,
    Agradeço muito todos os leram, gostaram e comentaram sobre esse post. Chamo isso de popularização da Ciência, uma maneira de tornar prático e aplicado aquilo que fazemos nas bancadas ou lemos nos artigos científicos. Viver e dar vida a Ciência torna também mais fácil o seu entendimento. Obrigada!

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: