BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Jogo dos 7 erros (ou como escrever um resumo para o seu artigo)


1.     Antes de começar pense no propósito e na audiência. Quem vai ler o seu resumo determina a maneira pela qual você irá escrevê-lo. Um resumo para um artigo na Nature será naturalmente muito diferente de um resumo para um artigo no Journal of Immunology.

      2.     Evite excessiva simplificação. Faça bom uso da literatura. Apresente e situe o problema que você está investigando.

      3.     Evite excessos. Concisão e precisão são palavras-chave. Treine escrever resumos. 

      4.     Evite jargões. Faça o seu resumo inteligível para quem não trabalha naquele tópico. Peça a opinião de colegas que não trabalham na mesma exata área que você. 

      5.     Contextualize os seus dados. Informe ao leitor porque os dados são importantes no contexto maior da sua área de estudo.

      6.     Seja honesto. Não fica bem dizer no resumo que você encontrou a cura para o câncer quando na verdade todos os seus experimentos foram feitos in vitro.

      7.     To keep in mind: o resumo (juntamente com o título) é o cartão de apresentação do seu trabalho. Um bom resumo é peça-chave  para o sucesso na publicação de um artigo. A primeira impressão é a que fica.


                   Cheers,
                           João

       ______________________________________________________________________________
      João Monteiro é editor científico na Cell e lê aproximadamente 150 resumos por semana. 

Comente com o Facebook :

2 comentários:

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: