BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

segunda-feira, 4 de março de 2013

Proteção natural para as mulheres? Um interferon (IFN) encontrado no trato reprodutivo feminino pode ajudar a proteger contra doenças sexualmente transmissíveis (DST), como herpes.

Post de João Carmo


As células que revestem o trato reprodutivo feminino humano expressam continuamente uma proteína imune que pode ajudar a proteger contra a infecção, de acordo com um estudo publicado sexta passada (28 de fevereiro) na revista Science. A proteína, chamada IFN-ε, melhora os sintomas de herpes genital e clamídia em camundongos.
Outros IFNs do tipo 1 são apenas expressos quando um patógeno está presente. Mas o IFN-ε, caracterizado pela 1a vez em 2004, parece ser uma exceção. "Nós achamos que ele está lá o tempo todo, preparando o sistema para que você sempre tenha algum grau de proteção", disse Paul Hertzog, imunologista do Instituto Monash de Pesquisa Médica, na Austrália, um dos descobridores do IFN-ε, e um dos autores do artigo novo.
Hertzog e seus colegas testaram se as vias que normalmente ativam IFNs tipo 1 teriam qualquer influência sobre o IFN-ε em células murinas e descobriram que elas que não alteram a expressão da proteína. IFN-ε estava constantemente presente no trato reprodutivo murino em alguma quantidade, na ausência de ativadores-chave, embora seus níveis variassem de 30 vezes, dependendo do período das fêmeas durante o seu ciclo estral.
Os pesquisadores também mediram IFN-ε em mulheres e descobriram que, como nos camundongos, os níveis de proteínas variaram com o ciclo menstrual. Após a menopausa, a citocina desapareceu quase totalmente. Os padrões de sua flutuação indicaram que o estrógeno promovia sua expressão, enquanto derivados de progesterona e progesterona a suprimiam. Com certeza, estrógeno dado a fêmeas que tiveram seus ovários removidos induziu a expressão de IFN- ε, o que apoia esta ideia.
Para explorar as implicações clínicas de sua descoberta, a equipe criou camundongos sem o gene para IFN-ε e os expôs ao vírus herpes e clamídia. Descobriram que os sinais de infecção foram mais graves nos camundongos knock-out (KO) de IFN-ε. KO expostos a herpes genital tinham feridas mais graves que os controles e níveis virais mais elevados na medula espinhal, tronco cerebral e vagina. KO expostos a clamídia tiveram mais sinais visuais de infecção e mais bactérias em seus tratos reprodutivos.
Segundo Charani Ranasinghe, imunologista da Universidade Nacional Australiana, cuja recente pesquisa sugere que o IFN-ε pode combater as infecções locais no intestino, pulmões e do trato reprodutivo, “IFN-ε está envolvido na imunidade da mucosa, e também pode ser usado como um tratamento contra várias infecções das mucosas".
Hertzog quer pesquisar também a influência de IFN-ε sobre outras DSTs, infecções fúngicas e até mesmo câncer. Acrescentou que poderia, potencialmente, ser usado como terapia para proporcionar às mulheres uma melhor proteção contra patógenos, e que a compreensão do sistema imunitário vaginal pode levar a uma melhor compreensão de como formular vacinas para DSTs.

Fonte:

K.Y. Fung, N Mangan & P Hertzog. Interferon-ε protects the female reproductive tract from viral and bacterial infection. Science, 399:1088-92 de 2013.

Comente com o Facebook :

2 comentários:

  1. Parabéns pelo post João! Esse é um tema bem interessante e que ainda precisamos aprender muito sobre ele!

    Recentemente saíram algumas publicações que tem nos ajudado a entender um pouco melhor como ocorre a resposta imune no trato genital e como ela se relaciona com as DSTs.

    O trabalho de Shimada e cols. demonstrou recentemente como a infecção pelo Herpes simplex virus pode facilitar o estabelecimento de uma segunda infecção, como por HIV por exemplo. [Antimicrobial peptide LL-37 produced by HSV-2-
    infected keratinocytes enhances HIV infection of
    Langerhans cells. Cell Host Microbe 13, 77–86
    (2013); http://www.nature.com/nri/journal/v13/n3/pdf/nri3402.pdf]


    Outro trabalho mostrou que a altas concentrações de IL-7 presente no sêmem de indivíduos HIV+ pode estar relacionado à inibição de apoptose e proliferação de LT CD4+. [Introini A, Vanpouille C, Lisco A, Grivel J-C, Margolis L (2013) Interleukin-7 Facilitates HIV-1 Transmission to Cervico-Vaginal Tissue ex vivo. PLoS Pathog 9(2): e1003148. ]

    Pelo jeito, essa guerra de citocinas e outros peptídeos parece que ainda está longe de ser completamente desvendada...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Leonardo Lima. Concordo com você. Em termos de citocinas, clusters de diferenciação e outras proteínas, acho que ainda estamos apenas na ponta do iceberg. E olha que nem estamos falando em lipídios e carboidratos ainda...

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: