BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

sexta-feira, 8 de março de 2013

Presidente da SBPC fala à UnivespTV sobre a Lei 12.772/12, que reestrutura a carreira docente nas universidades federais

Fonte: Jornal da Ciência

Na entrevista, Helena Nader explica a posição da SBPC, que considera a nova legislação um retrocesso

Na terça-feira, dia 5 de março, a presidente da SBPC, Helena Nader, concedeu entrevista ao programa Ensino Superior, da UnivespTV, canal 2.2 da TV digital aberta, integrante da multiprogramação da TV Cultura. O tema da conversa foi a reestruturação da carreira docente nas universidades federais, estabelecida pela Lei 12.772/12. Helena explicou a posição da SBPC, que considera a nova legislação um retrocesso para as universidades públicas, principalmente por determinar que todos, independentemente de sua titulação, comecem na carreira no cargo de professor auxiliar.

A entrevista pode ser vista na reprise do programa, que irá ao ar no sábado, dia 9 de março, às 22h, no canal 2.2 da TV digital aberta.


Comente com o Facebook :

9 comentários:

  1. Sem delongas, o adjetivo que resume a carreira docente é: brochante!

    Vai simplesmente ocorrer um êxodo na carreira acadêmica, lembram da famosa e temida "fuga de cérebros"?? poizé....
    não que meu cérebro seja grande coisa, mas eu vou virar manicure após o doutorado... Serão anos de estudo, dos quais os últimos 5 financiados pelo governo, para eu acabar exercendo uma profissão, digníssima e lucrativa diga-se de passagem, que bastava um curso técnico do Senac. Ah, e também terei status nela, afinal serei uma Nail Stylist!!!

    E viva o nosso governo! eu votei, e vc? Só isso mesmo que podemos fazer? a chance de mudança é de 4 em 4 anos??

    ResponderExcluir
  2. Tema altamente relevate, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. não dá pra acreditar...simplesmente não dá pra acreditar...

    ResponderExcluir
  4. Ano passado a professora Helena palestrou para os alunos de nosso programa de pós-graduação. Um dos temas de sua fala foi justamente esse projeto de lei. Ao final da palestra, todos emocionados e com olhos lacrimejados, aplaudimos em pé o esforço e dedicação dessa guerreira.
    Aquela cena me tocou profundamente, fez refletir sobre minha carreira e minhas escolhas. Nos últimos meses abri os meus olhos para outras oportunidades antes ignoradas.
    Ser professor/cientista nesse país é muito, mas muito difícil.

    ResponderExcluir
  5. Lamentável esta lei, no ano passado, quando este projeto de lei foi enviado ao congresso nacional pelo executivo, onde se lê presidência da republica, a SBPC e a ABC enviaram uma nota conjunta ao congresso alertando para o retrocesso que seria a aprovação desta lei. Nossos deputados não só ignoraram os alertas, como aprovaram em tempo recorde esta lei, entre envio e aprovação foram 4 meses. Finalmente a lei foi sancionada no apagar da luzes de 2012 (dezembro). Durante esta tramitação, alguém viu ou ouviu alguma discussão profunda sobre o tema? Retrocedemos pelo menos 50 a 80 anos nas nossas Universidades federais, para tempos onde no Brasil universidade era sinônimo de sala de aula e ciência era sinônimo de exterior. Apesar de todo o retrocesso, nossa comunidade científica/acadêmica está calada, o que causa uma grande preocupação, ainda temos muito espaço para ficar pior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo http://www.youtube.com/watch?v=ZswYYkZHpgA

      Excluir
  6. Só para vocês sentirem como há inúmeros com vontade de encostar o burro na sombra com concurso público. Gente que não tem a mínima idéia da responsabilidade de ser professor numa Universidade Federal.

    Aqui vai:

    A UFSC optou por atender a exigência mínima de graduação para não sofrer possíveis embargos jurídicos.

    O que aconteceu?

    Colegas:

    Até o momento (11/03/2013) temos 2029 inscrições para as 205 vagas da UFSC.
    As 17h34 de hoje eram 1999 inscritos.
    O record está com a Linguística: 55 inscritos
    E as inscrições vão até o 21 de março.

    Acompanhe em tempo real https://php.coperve.ufsc.br/cpdo/inscricao/contador91.php?edt=16






    ResponderExcluir
  7. Exagero.
    A lei é boa para educação superior, representa um avanço e não um retrocesso. Veja
    http://www.youtube.com/watch?v=ZswYYkZHpgA

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: