BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

sexta-feira, 29 de março de 2013

Final de semana “Imunoendêmico”!




Nos dias 23 e 24 de março, aconteceu em Aracaju/SE o I Workshop de Imunologia e Doenças Endêmicas da região. O evento foi uma iniciativa da Drª Aldina Barral e do Dr. Roque Pacheco, visando maior integração entre os pesquisadores e teve o apoio financeiro da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e do Instituto de Investigação em Imunologia (iii), INCT, CNPq. Estiveram presentes alunos de graduação e pós-graduação e vários pesquisadores dos grupos da Universidade Federal Sergipe (UFS) e do FIOCRUZ-BA. Entre os palestrantes estavam a Prof. Manoel Barral (FIOCRUZ-BA), Profª Aldina Barral (FIOCRUZ-BA), Prof. Jorge Kalil (INCOR-SP),  Profª  Amélia Ribeiro de Jesus, Profª Tatiana Moura (UFS), Dr. Arthur Trancoso (FIOCRUZ-BA), Acadêmico Vítor Rosa (FIOCRUZ-BA), Profª Cláudia Brodskin (FIOCRUZ-BA), Drª. Clarisse Romero (FIOCRUZ-BA), Drª. Valéria Borges (FIOCRUZ-BA), MSc. Diego Moura (FIOCRUZ-BA), Profª Roberta Fernandes (UFS), Prof. Ricardo Scher (UFS) e Profª Patrícia Souza (UFS). Além das novidades nos estudos sobre imunologia das leishmanioses, febre reumática, hanseníase, malária e tuberculose, tivemos também uma palestra com Dr. Manoel Barral-Neto sobre o Programa Ciência sem Fronteiras (neste momento alguns olhinhos brilharam diante das possibilidades!).
De forma geral o evento contribuiu para aumentar a curiosidade científica dos mais novos e permitiu a colaboração dos pesquisadores sêniors nos diversos trabalhos apresentados.
A semana continuou com o encontro do Instituto de Investigação em Imunologia (iii /INCT/CNPq) sob a direção do Prof. Jorge Kalil e Profª Aldina Barral.
Um dos pontos levantados no final do workshop foi a necessidade da SBI continuar promovendo cursos de atualização em Imunologia para os centros mais afastados do País, pois,  devido a expansão do ensino universitário para diversas regiões e contratação de jovens professores e pesquisadores, há necessidade de formação e atualização dos novos professores. Será uma contribuição importante da SBI para o crescimento da imunologia no País.

Ruque, Almeida, Amelia de Jesus, Priscila Lima, Fabricia Alvisi, Micheli Luize

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: