BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Receptores Toll: Rotas diferentes para um mesmo destino


                                         Transporte de TLR9 e TLR7 para o endossomo. 
                                                        Hayashi & Iwasaki, 2013


Um total de 13 receptores tipo Toll foram descritos até o momento, sendo 10 deles funcionais em humanos. Cada um dos receptores reconhecem assinaturas moleculares distintas para cada tipo específico de patógeno. Bactérias e fungos, por exemplo, são detectados por componentes de suas paredes celulares, enquanto vírus são identificados por seus ácidos nucleicos.

Receptores do tipo Toll que detectam tipos diferentes de patógenos estão localizados em partes distintas da célula e empregam vias de sinalização diferentes para ativação de mecanismos anti-microbianos. Os receptores que detectam bactérias e fungos, por exemplo, estão localizados na membrana plasmática, enquanto aqueles que detectam vírus, como TLR7 e TLR9 são encontrados em compartimentos denominados endossomos.

Estudos prévios mostraram que estes receptores se associam à proteína UNC93B1 para transportá-los do retículo endoplasmático, onde os receptores e a proteína são produzidos, para o endossomo, tornando-os funcionais. Recentemente, o grupo do Dr. Gregory Barton da University of California em Berkeley demonstrou que TLR9 (o receptor que detecta DNA viral) alcança o endossomo por meio de uma via distinta daquela utilizada por TLR7 (o receptor que detecta RNA viral), embora ambos passem pelo sistema de Golgi.

Durante o estudo, eles descreveram que o complexto TLR9/UNC93B1 migra para a superfície celular, onde UNC93B1 recruta uma proteína adaptadora denominada AP-2 para levar o TLR9 para dentro do endossomo (Rota 1). Por outro lado, uma proteína adaptadora diferente, AP-4, liga-se ao TLR7, enquanto deixa o sistema de Golgi para formar uma vesícula que migra diretamente para o endossomo sem passar pela superfície celular (Rota 2).

Assim, o estudo descreve como UNC93B1 controla o tráfico endossomal de receptores Toll e fornece uma mecanismo para regulação diferencial desses receptores. Tal conhecimento, poderia auxiliar futuramente a elucidação dos diferentes papéis desempenhados por esses receptores em certas doenças auto-imunes, como por exemplo, o Lúpus.

Referências
- Lee BL, Moon JE, Shu JH, Yuan L, Newman ZR, Schekman R, Barton GM. UNC93B1 mediates differential trafficking of endosomal TLRs. Elife. 2013;2:e00291. Epub 2013 Feb 19.

- Hayashi K, Iwasaki A. Different routes to the same destination. Elife. 2013;2:e00572. Epub 2013 Feb 19.

Comente com o Facebook :

2 comentários:

  1. Veja como é a ciência.

    Este estudo foi recebido com muito choro por aqui, pois foi um "scoop" a um trabalho realizado por uma aluna de doutorado. A coitada passou os ultimos 2 anos trabalhando todo fim de semana nesse projeto e quase morreu quando viu o paper. Ela já estava escrevendo.

    Pelo menos ela tem alguns dados a mais com mutações no UNC93b1 que pretende publicar imediatamente. A grande novidade porém foi pro saco, né?

    Enfim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como se diz aqui no Ceará: "É de lascar o cano..." quando isso acontece.

      Ainda bem que a Doutoranda tem outros resultados...E o negócio é publicar IMEDIATAMENTE.

      Sorte !

      Prof. Edson

      Excluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: