BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Financiamentos duplicados

Você acha correto que o mesmo projeto de pesquisa receba financiamento de distintas agências de fomento (públicas ou privadas)?


Fonte: blogs.discovermagazine.com
Em um momento de crise e alta competitividade para conseguir bancar os custos de suas pesquisas, os cientistas não deveriam aceitar o financiamento duplicado de seus projetos, defendem Harold Garner (Virginia Tech), Lauren McIver (Virginia Tech) e Michael Waitzkin (Genomeon), autores de uma análise publicada na edição do último dia 31 de janeiro da Nature.

Motivados pela leitura de um relatório do US Government of Accountability Office, que alertou, em 2012, existir potencial para duplicação desnecessária de financiamento de pesquisas pelo NIH (National Institutes of Health), DoD (Department of Defense) e Veterans Administration, os pesquisadores resolveram estudar o tema.

Compararam sistematicamente mais de 631 mil resumos de projetos que receberam, desde 1985, financiamento das cinco maiores agências de fomento de pesquisa biomédica nos Estados Unidos: Susan J. Komen for the Cure, DoD, DoE (Deparment of Energy), NSF (National Science Foundation) e NIH.

Usando um software que detecta similares entre textos – a mesma abordagem para identificar plágio em artigos científicos -, os pesquisadores localizaram 167 projetos suspeitos de terem recebido financiamento duplicado, totalizando cerca de 70 milhões de dólares com gastos sobrepostos. Tal número pode estar abaixo do real, escrevem.

Importante destacar que foi feita inspeção manual para comparar propósitos, objetivos, metas e hipóteses. Além disso, foram excluídas das análises os projetos que eram claramente fruto de esforço conjunto entre as agências, como apoio a realização de conferências e aquisição de equipamentos.

Como não tiveram acesso aos arquivos completos das propostas de pesquisa (e sim apenas aos resumos), os autores sugerem a realização de um estudo mais aprofundado sobre a duplicidade no apoio a pesquisas. Além disso, recomendam que sejam criados mecanismos para melhor coordenação entre as agências, como a criação de um banco de dados, um repositório com informações centralizadas dos projetos de pesquisa financiados pelas diversas agências, o que facilitaria a identificação de projetos duplicados e priorização do uso de recursos, cada vez mais concorridos nos Estados Unidos.

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: