BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

domingo, 6 de janeiro de 2013

Resistência herdável à cocaína... Será minha gente???



          Eis que como um raio luminoso e digo logo um tanto DESESPERADOR ! rs  que já de meias e assistindo a Retrospectiva 2012, recordei-me (ao fazer a MINHA retrospectiva do ano) do encarecido e já longínquo pedido do querido chefe para a confecção de um post!... Foi então, que em meio às lamentações temporárias me lembrei de algo muito interessante que havia lido na semana passada em uma dessas redes sociais (fingindo agora, um certo descaso! rs) e que confesso um tanto descrente no início, fui atrás do suposto trabalho.

     Contrariamente ao esperado pela máxima “tal pai, tal filho “cientistas da Universidade da Pensilvânia (U Penn) mostraram que filhos de ratos machos usuários de cocaína, eram mais propensos a resistir o vício. Os resultados publicados no dia 16 de dezembro na revista Nature Neuroscience “foi exatamente o oposto do que esperávamos", afirmou Chris Pierce, que liderou o estudo.

        Pierce permitiu que ratos machos ingerissem cocaína por 2 meses e, colocando fêmeas livres de drogas na mesma caixa, testou posteriormente a reação dos filhotes à cocaína. As filhas provaram ser tão sensíveis quanto os pais, no entanto os filhos eram mais resistentes. Comparado com os filhotes gerados por ambos os pais livres de drogas, os filhos machos obtidos pela situação anterior levaram um maior período de tempo para alcançar os mesmos níveis de dependência.

        Foi observado em tais animais, um aumento tanto em nível de mRNA quanto proteico de uma proteína denominada fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) no córtex pré-frontal medial (mPFC), uma parte do cérebro que é amplamente envolvida no controle do comportamento – e, constatado também, um aumento da associação de histona H3 acetilada com promotores de BDNF,  causando um aumento na expressão do gene apenas na descendência masculina de ratos viciados em cocaína. As mesmas alterações também ocorrem no esperma dos reprodutores e podem dessa forma, serem transmitidas aos filhotes.

        Ainda não está claro por que essa proteção não é repassada para as filhas, bem como, se pode ser herdada de ratas. Pierce acrescentou que "BDNF certamente não é o único jogador." Sua equipe vai analisar os genomas completos de seus ratos para identificar outras proteínas que possam estar envolvidas, o que então levaria a pistas para o tratamento da dependência.

       Coletivamente, esses resultados indicam que o comportamento de ingestão voluntária paterna de cocaína resulta em reprogramação epigenética dos descendentes, tendo efeitos profundos sobre a expressão gênica no córtex pré-frontal medial (mPFC), comportamento e consequente resistência à cocaína pela prole masculina. Embora ainda não seja claro se os resultados se aplicam aos seres humanos e como a bendita epigenética é uma caixinha de surpresas... Papais, repensem suas posturas! Afinal, nunca se sabe! =D

F. M. Vassoler et al., “Epigenetic inheritance of a cocaine-resistance phenotype,” Nature Neuroscience, doi:10.1038/nn.3280, 2012.

Post de Amanda Fonseca Zangirolamo - IBA

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: