BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

domingo, 25 de novembro de 2012

Journal Club IBA: Inflamação do Sistema Nervoso Central e suas consequências metabólicas

 
A relação entre o sistema neuroendócrino com o sistema imune ainda é pouco entendida e à medida que as investigações na área progridem, também surgem novas questões sobre os mecanismos envolvidos na comunicação entre estes sistemas e as consequências para outros processos metabólicos de um organismo.   
 
Quadros inflamatórios crônicos são observados em diversas doenças, como alguns tipos de câncer, doença crônica do coração, doença obstrutiva pulmonar crônica e sepse, afetando inclusive o sistema nervoso central e periférico, que possuem receptores para diversos mediadores pró-inflamatórios como IL-1β, IL-6 e TNF-α (Andersson & Tracey, 2012). Estas doenças também estão associadas à perda involuntária de peso e perda de massa muscular (atrofia muscular), o que contribui significativamente para mortalidade. No entanto, os mecanismos que interligam o processo inflamatório à atrofia muscular não são totalmente conhecidos.
 
Com o intuito de elucidar os mecanismos que conectam processos inflamatórios, sistema nervoso e atrofia muscular, Brau e colaboradores publicaram um estudo no Journal of Experimental Medicine (aqui), no qual demonstraram que a ação de IL-1β, exclusivamente no Sistema Nervoso Central (SNC), é capaz de iniciar processos de catabolismo muscular e rapidamente induzir atrofia. IL-1β (10ng/h) foi inoculada durante três dias no hipotálamo de camundongos, e foi verificada uma expressão diferencial de genes relacionados ao catabolismo muscular nos músculos gastrocnêmico (Gn) e Extensor Longo dos Dedos (EDL). Também foi observado que o glicocorticóide presente em roedores, a corticosterona, estava aumentado significativamente no soro desses animais.
 
Para entender o papel da corticosterona circulante após a estimulação do SNC com IL-1β e o processo de atrofia muscular, o mesmo tratamento foi realizado em animais adrenalectomizados (ADX). Esse impedimento na produção de glicocorticóides inibiu o processo de atrofia, mostrando que a administração de IL-1β no hipotálamo está ativando o eixo HPA a produzir corticosterona e isso é responsável pelo catabolismo muscular.
 
Assim, conclui-se que a inflamação no SNC, que culmina com a ativação do eixo HPA, é necessária e suficiente para gerar o processo de atrofia muscular, mas que não deve ser o único fator que contribui para este processo, sendo que novos estudos devem ser realizados a fim de examinar, de forma geral, a influência do SNC na atrofia muscular.
 

Modificada de Irwin & Cole, 2011

 

Post de Luiz Gustavo Gardinassi e Micássio Fernandes – FMRP/IBA

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: