BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

É a Vez dos Granulócitos !!!!

               
                                                                 "Eating Eosinophils"
           
É curioso como cada vez mais temos evidências de novos papéis imunomodulatórios dos granulócitos em diferentes condições patológicas. Considerados células terminais por muitos, hoje sabe-se que granulócitos como neutrófilos e eosinófilos estão cada vez mais na crista da onda desempenhando funções nunca dantes imaginadas.
Um artigo da Nature Medicine disponível online no dia 05 de agosto (Nature Medicine, doi:10.1038/nm.2885) descreve um importante papel para a elastase do neutrófilo no desenvolvimento da resistência à insulina. Além disso este artigo mostra que a deleção da elastase neutrofílica em high-fat-diet-induced obese (DIO) mice resulta num menor infiltrado inflamatório no tecido adiposo, sendo acompanhado por um aumento da sensibilidade à insulina e uma melhora da homeostasia da glicose.  
Com este trabalho os neutrófilos podem ser incorporados ao cada vez mais crescente repertório de células do sistema imune que participam do processo inflamatório em doenças metabólicas.
Várias células do sistema imune tais como macrófagos, células B e T, mastócitos e eosinófilos já tem sido descritas como participantes deste processo.  A exemplo, em 2011, um artigo na Science 332, 243-247 mostrou que outro granulócito, o eosinófilo (o meu preferido, preciso dizer!!!), seria a principal célula produtora de IL-4 no tecido adiposo, o que levaria a uma ativação alternativa de macrófagos com consequente melhora dos parâmetros metabólicos.
Com tudo isso, e para começar a sexta-feira de maneira bem humorada, posso dizer que os meus adorados eosinófilos emagrecem e que os danados dos neutrófilos engordam, logo.. eu fico com os primeiros.. qual o seu preferido?

Boa sexta a todos

Josi

Comente com o Facebook :

2 comentários:

  1. kkkkkk esses neutrófilos danados! ferram minha vida em todos os sentidos rs nunca simpatizei com eles mesmo kkkk

    ResponderExcluir
  2. Eu to com a Josi, prefiro os eosinófilos.

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: