BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Divulgação científica sobre imunologia do leite materno: Imunocast

Post por Profa. Mônica Sopelete Camargo
Imunologia-UFU

As diferentes mídias que compõem as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem ser recursos de ensino-aprendizagem na educação presencial ou à distância e meio de divulgação de conhecimento. Algumas TIC, como blogs e podcasts, permitem interação, pois desenvolvedores e público podem dialogar entre si e, assim, trocar informações ou conteúdos técnicos de qualquer lugar e a qualquer momento. Qualquer recurso didático que facilite o ensino-aprendizagem em imunologia é muito positivo, uma vez que, ensinar e aprender imunologia são grandes desafios. Além disso, o atual mercado de trabalho exige aprimoramento constante e autonomia dos profissionais.

Com o intuito de promover constante atualização desses profissionais e dos estudantes, foi criado um grupo multidisciplinar envolvendo as áreas de biomédicas e jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para a criação de blog e episódios em podcast. O objetivo do grupo é promover a divulgação científica nas áreas de Imunologia e leite materno voltado a um público que envolve desde alunos e profissionais da área de biomédicas até indivíduos que se interessem pessoalmente pelos temas. Assim, por meio de três projetos aprovados pelas pró-reitorias de Extensão e Graduação da Universidade Federal de Uberlândia foi criado o Imunocast (http://imunocastufu.blogspot.com.br/). Nele, duas séries são publicadas com periodicidade semanal ou mensal: “A ciência diz” e “Imunologia de berço”. Recentemente foram postados e publicados artigos que comentam desde o papel das imunoglobulinas, em especial a sIgA até outros componentes do sistema imune presentes no leite materno como citocinas e sua relação com a prematuridade. Em breve, o TLR2 e fator bífido terão destaque entre as publicações.


No blog Imunocast, além do áudio em podcast, o visitante pode acessar a transcrição do texto em pdf, fazer download dos arquivos e ouvi-lo de qualquer dispositivo móvel ou fixo, como mp3 players e tablets. O grupo mantém ainda uma fanpage no Facebook para troca de materiais sobre eventos nacionais e locais referentes a amamentação.

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: