BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

sexta-feira, 16 de março de 2012

International Meeting on Innate Immune in Leishmaniasis

Como anunciado em um post anterior, aconteceu o International Meeting on Innate Immunity in Leishmaniasis, nos dias 5 e 6 de março, em Salvador, Bahia, evento organizado por Camila I. de Oliveira e Aldina Barral. O encontro foi muito bom, com uma interação intensa entre os diferentes participantes, constituídos por estudantes de pós-graduação e alunos de iniciação científica, além dos palestrantes brasileiros e internacionais. Um aspecto importante neste encontro foi a informalidade, como se pode observar na foto, o lugar convidava ao relax e a uma boa conversa.

Assim, Fabienne Tachinni-Cottier nos mostrou uma boa parte de seu estudo com neutrófilos e a importância dessas células nos momentos inicias da infecção por Leishmania. Posteriormente, David Mosser discorreu sobre o papel dos macrófagos e a sua interação com Leishmania. Lucas Carvalho nos contou sobre as diferentes subpopulações de monócitos na resposta inflamatória dos pacientes com leishmaniose cutânea. Foi interessante que após estas 3 apresentações, Barral iniciou a discussão, motivando também os estudantes a fazerem perguntas e questionar sobre o que havia sido mostrado. David Mosser nos deu uma verdadeira aula sobre os diferentes tipos de monócitos e macrófagos, e mais perguntas foram surgindo neste momento. Continuamos o dia, discutindo sobre saliva de vetores e Leishmania e neste bloco, participaram Camila I. de Oliveira, Clarissa Teixeira (pos doc no laboratório de Jesus Valenzuela, NIAID) e Tiffany Weinkopff (Pos doc de Fabienne Tacchini-Cottier da Unil, na Suíça). Um aspecto interessante nestas apresentações foi a possibilidade de discussão com dados mais preliminares e planos que serão realizados em um futuro próximo. Edgar Carvalho fechou o dia nos mostrando vários estudos realizados em área endêmica e as diferentes estratégias para identificar resposta imune protetora em indivíduos infectados por Leishmania braziliensis

No segundo dia do encontro, discutimos sobre a interface parasito-hospedeiro com apresentações de Mary Wilson (Iowa University), mostrando dados de resposta inflamatória local na resposta à Leishmania. Ainda neste bloco, Valeria Borges nos apresentou dados, que acabaram de ser aceitos para publicação, sobre o papel da HO-1 na resposta à infecção por Leishmania chagasi . Na última sessão da manhã Washington L. dos Santos mostrou uma série de resultados relacionados à patologia de baço em cães com leishmaniose visceral de área endêmica. Aldina novamente animou a discussão.

.No próximo bloco de apresentações, discutiu-se resposta imune adaptativa e Phillip Scott (University of Pennsylvania) mostrou resultados sobre o papel das células T CD8 no modelo experimental de infecção por L. braziliensis. A seguir também relatamos nossos achados sobre estas células em pacientes com leishmaniose cutânea e observou-se uma certa concordância nos dados entre modelo experimental e humano, o que gerou mais discussão. Por último, Alda Cruz mostrou apresentou dados recentes sobre células de memória em pacientes com leishmaniose cutânea.

Bem, este é um resumo muito simplificado do encontro, mas novamente, gostaria de parabenizar Camila e Aldina pela iniciativa e pela organização. Foi extremamente produtivo.

Claro, que encerramos o encontro com acarajés e algumas caipirinhas!

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: