BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

E os lipídeos continuam na pista!


Tem ficado cada vez mais evidente que lipídeos possuem um papel fundamental na modulação da resposta imune, como já comentado aqui no blog. Este mês, o grupo do Dr. Michael Brenner, da Harvard Medical School, publicou na Nature Immunology mais um interessante artigo sobre o uma importante função dos lipídeos na resposta imunológica.



Godfrey et al. 2011 - Ativação de células iNKT por lipídeos endógenos


Células T natural killer invariantes (iNKT) compõe um subgrupo de células T ab que reconhecem antígenos lipídicos apresentados por moléculas CD1d, as quais não são polimórficas. Diferentemente do receptor das células T (TCR) específicos ao peptídeo-MHC que são altamente diversos, as células iNKT possuem um TCR com um repertório de cadeias b limitado.

Após contato com LPS ou outros agonistas de TLRs, as células iNKTs se ativam rapidamente. Dois sinais são necessários para que a ativação das células iNKTs ocorra: o primeiro é dado através do reconhecimento do complexo CD1d-lipídeo pelo TCR, e o segundo sinal é fornecido pela citocina IL-12 liberada pela célula apresentadora de antígeno.

É intrigante entender como as células iNKT que possuem um TCR invariante, restrito a uma molécula não polimórfica (CD1d) são ativados por uma variedade de processos patológicos infecciosos ou não. Além disso, as células iNKT são ativadas em situações em que não há presença de lipídeos exógenos derivados de patógenos, fato este que sugere um papel importante para os lipídeos próprios.

O artigo publicado pelo grupo do Dr. Brenner identificou um abundante lipídeo endógeno, chamado b-d-glucopyranosylceramide (b-GlcCer), que mostrou ser um potente ativador de células iNKT. Além disso, este lipídeo próprio, presente em camundongos e humanos, possui atividade dependente da composição da sua cadeia N-acil, e se acumula durante processos infecciosos e em resposta a agonistas de TLRs, contribuindo para a ativação das células iNKT.

Brennan et al. 2011 - Estrutura do lipídeo endógeno b-GlcCer

Os autores propuseram que o reconhecimento do lipídeo endógeno b-GlcCer pelo receptor invariante das células iNKT tem um papel crucial na iniciação da resposta imunológica, ajudando a transformar os sinais de perigo em ativação das células iNKT.

A propriedade imunomoduladora dos lipídeos é fascinante e ainda temos muito o que descobrir com eles!


Referências

Brennan, P.J. et al. Nat. Immunol. 12, 1202–1211 (2011).

Godfrey et al. Nat. Immunol. 12, 1202–1211 (2011).

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: