BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

domingo, 17 de abril de 2011

Journal Club- IBA: Procurando o equilíbrio

Quem não vive em busca do equilíbrio? A mucosa, por exemplo, necessita de uma constante homeostase para não desenvolver uma doença inflamatória intestinal. Não significa que na mucosa não aconteça inflamação, pelo contrário, um pequeno nível de resposta imune garante que tudo ocorra na mais perfeita harmonia. Por exemplo, receptores da imunidade inata reconhecem padrões moleculares associados a patógenos (bactérias comensais) desencadeando a produção de componentes antiflamatórios tais como IL-10 e TGF-β. A falha de qualquer um dos mecanismos da imunidade inata na mucosa pode acarretar em uma doença de Crohn ou em uma colite ulcerativa. O mais agravante é que essas duas doenças inflamatórias intestinais, quando se tornam crônicas podem resultar em câncer coloretal (Saleh & Trinchieri,2011).

Dessa maneira trabalhos para tentar entender os mecanismos responsáveis pelo o tal do equilíbrio constante são cada vez mais frequentes. Recentemente em 2010 Dupaul-Chicoine e col, demonstraram que camundongos Casp1-/- são extremamente suscetíveis à colite induzida por DSS (dextran sulfato de sódio). Este efeito é revertido com a administração de IL-18 recombinante. Esse resultado é muito interessante, visto que até então IL-18 era conhecida por ativar uma resposta inflamatória, ao contrário do efeito reparador sugerido pelos autores.


Em continuidade às investigações, os autores verificaram o papel de caspase-12 (regulador negativo de caspase-1). Os animais deficientes para caspase-12 mostram-se resistentes à colite aguda e apresentam aumento da reparação tissular. Surpreendentemente, este aumento do reparo tecidual, somado à maior resposta inflamatória desses animais, culminou também na maior susceptibilidade ao câncer coloretal associada à colite crônica dos camundongos Casp12-/-. Isso significa que a regulação promovida por IL-18 não pode faltar, embora, uma pequena dose de inflamação também tenha que existir.

Post de Grace K. Silva, Gabriela T. Scortegagna e Daiane C.C. Alves.


Referências:

- Inate immune mechanisms of colitis and colitis-associated colorectal cancer. Saleh M, Trinchieri G. Nat Rev Immunol. 2011 Jan;11(1):9-20. Epub 2010 Dec 10. Review. - Control of intestinal homeostasis, colitis, and colitis-associated colorectal cancer by the inflammatory caspases.Dupaul-Chicoine J, Yeretssian G, Doiron K, Bergstrom KS, McIntire CR, LeBlanc PM, Meunier C, Turbide C, Gros P, Beauchemin N, Vallance BA, Saleh M. Immunity. 2010 Mar 26;32(3):367-78. Epub 2010 Mar 11.

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: