BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Crise no governo Americano quase tira o pubmed do ar

por Joao P Monteiro

(at the Lymphocyte Biology Section of the Laboratory of Immunology, NIAID/NIH)

Você pode estar perguntando o que a atual crise financeira americana tem a ver com o pubmed, a principal base de dados e ferramenta de busca de informação científica na área biomédica. Pois tem tudo a ver. Há exatamente uma semana, sexta-feira, 8 de Abril, a incapacidade de entendimento entre os partidos Democrata e Republicano no Congresso Americano quase levou o governo a literalmente fechar as portas. Uma guerra, mais ideológica que financeira, vem sendo travada no congresso desde que os Republicanos, impulsionados pelo “Tea Party” retomaram a maioria no congresso, desestabilizando a base democrata, tentando reverter os avanços sociais alcançados pelo governo Obama nos últimos anos.

O desentendimento tomou proporção tal, que já fevereiro, sem conseguir aprovar o orçamento da União para 2011, o governo Obama pela primeira vez foi ameaçado a fechar as portas, o que não ocorreu devido à assinatura de uma medida provisória que manteve o ogoverno aberto às custas de um orçamento provisório. Na semana passada essa medida expirou e na incapacidade de Democratas e Republicanos se entenderem, o governo - todos os órgãos federais públicos americanos - se prepararam para fechar as portas sexta-feira à meia noite. Literalmente. Incluindo os “National Institutes of Health”, com suas centenas de laboratórios, pesquisadores e pós-doutorandos. Cada funcionário recebeu uma notificação classificando-o como essencial ou não-essencial, e os não-essenciais foram gentilmente convidados a permanecer em casa. Sem acesso ao local de trabalho, contas de email e, claro, sem salário. Por tempo indeterminado. Na sexta-feira, 18h a maioria dos pós-docs já tinha deixado os labs, carregando pilhas de dados e o que era possível de trabalho para fazer em casa, caso a situação se prolongasse. Às 19:30 um novo email avisando que contas oficiais de email seriam desativadas, acesso ao servidor seria impedido e todos os sites do governo considerados não essenciais permaneceriam fora do ar. Entre eles o pubmed.

Pouca gente se lembra, quando acessa o pubmed, que esta base de dados é mantida pelo governo americano, através da “National Library of Medicine”, localizada no campus principal do NIH em Bethesda. Pode conferir lá no cantinho esquerdo da página do pubmed no seu browser... A notícia se espalhou rápido, com protestos da comunidade científica online e em redes sociais. Afinal, que cientista em pleno século XXI pode pensar um mundo sem pubmed? Qual foi a última vez que você leu um artigo científico direto das páginas da revista? Ou, qual foi a última vez que você teve de ir à biblioteca da sua instituição procurar um artigo? O espaço físico para armazenamento de dados é cada vez menor, o espaço virtual cada vez maior, e a tendência da maioria dos periódicos científicos de digitalizar completamente seu acervo reduz imensamente a necessidade de uma biblioteca. E não seria a velocidade da ciência atual também uma consequência da capacidade de acessar a informação quase em tempo real?

Bem, o final da história é feliz. Faltando menos de uma hora para o “shutdown”, um acordo entre Republicanos e Democratas foi anunciado, o Orçamento foi aprovado e governo não fechou. Só por via das dúvidas, à meia noite e um minuto acessei o pubmed para ter certeza que tudo continuava lá... Estava.

Leia a história toda em:

http://www.washingtonpost.com/wp-srv/special/politics/government-shutdown-2011/index.html

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: