BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

domingo, 6 de março de 2011

Journal Club-IBA: Imunoterapia para infecções virais crônicas


Atualmente inúmeros trabalhos estão sendo desenvolvidos para o controle da infecção viral crônica (aqui), sendo que a grande maioria consiste em drogas antivirais. Estudos recentes demonstraram que a interleucina (IL) 7 tem característica não redundante, sendo importante na manutenção de células T,B e NK inclusive de células de memórias, podendo ser utilizada como um promissor alvo terapêutico. Após tratamento com IL-7 há uma melhora da resposta imune em situações de exaustão celular observados em camundongos (aqui), primatas (aqui) e humanos (aqui; aqui).
Um trabalho publicado pelo grupo de pesquisa do professor Tak W. Mak - que, aliás, nos honrará com a sua presença no XXXVI Congresso Brasileiro de Imunologia em Foz do Iguaçu, entre os dias 15 e 19 de outubro de 2011 - mostra evidências do potencial terapêutico da IL-7 em infecções virais crônicas.
Ao utilizar camundongos infectados com o vírus da coriomeningite linfocítica (LCMV), que mimetiza infecções humanas por HIV, o estudo revela que o tratamento desses animais com IL-7 promove o aumento no pool de células T CD4 e TCD8 totais e específicas para o vírus em diferentes órgãos, promove a diminuição da expressão de moléculas reguladoras nas células T, como Socs3 e PD-1, além de eliminar eficientemente o vírus sem causar dano tecidual ao hospedeiro.
Para mais detalhes acerca do trabalho, clique aqui.
Journal Club de Imuno (IBA-FMRP): Fernanda Rocha, Gustavo Garcia e Tiago Medina.

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: