BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Ciência Brasileira em Foco na Science

Os avanços, problemas e desigualdades da Ciência Brasileira estão em destaque em matéria publicada na Science dessa semana (News Focus Science 3 Dez).

O artigo traz um panorama atual da situação da ciência no Brasil enfatizando a expansão dos investimentos em ciência e tecnologia que tem se traduzido em um importante aumento no número de publicações indexadas e formação de doutores.

Como bem sabemos nem tudo são flores, e desta forma temas que já foram discutidos aqui no SBlogI como as questões relativas ao baixo impacto em termos de citações das publicações brasileiras e a baixa taxa de inovação, refletido pelo baixíssimo número de patentes internacionais depositadas e o distanciamento da ciência com o setor industrial são questões prementes. Problemas ainda não resolvidos em relação a demora e dificuldade de importação de reagentes e equipamentos científicos são questões abordadas. Além dos problemas estruturais que temos em relação à grande desigualdade regional e a baixa qualidade da educação básica e do ensino técnico.

Muitas dessas questões começam a ser encaradas seriamente e algumas das iniciativas correntes no sentido de atacar os problemas são também discutidas. Para resolvermos estes problemas é necessário investimentos de forma contínua e crescente ao longo dos anos, aliados a planejamento e avaliação; não há atalhos para uma política séria em C&T.

Sem dúvida avançamos muito nessa última década, mas temos ainda um longo caminho a trilhar. Vale a leitura e a reflexão.

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: