BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Dia Nacional de Mobilização contra a Tuberculose

No dia 17 de novembro é comemorado o Dia Nacional de Mobilização contra a Tuberculose, doença que acomete cerca de 2 milhões de pessoas anualmente. A única vacina disponível para prevenção, a BGC, apresenta eficácia de 0 a 80% e ainda pode gerar falsos positivos no teste de tuberculina (um dos testes para diagnóstico da doença). O tratamento com as drogas disponíveis pode curar a doença, mas sua longa duração e até mesmo dificuldades na distribuição dos medicamentos acabam levando à baixa adesão ou abandono, o que colabora para o surgimento de cepas resistentes às drogas disponíveis. Além disso, a co-infecção HIV/Mycobacterium tuberculosis é um dos grandes desafios para a saúde pública, especialmente em países com baixo índice de desenvolvimento.

No Brasil cerca de 80 a 90 mil casos da doença são notificados anualmente, nos colocando entre os 20 países que concentram cerca de 80% dos casos mundiais. No estado de São Paulo, que registra aproximadamente 18 mil casos por ano, o município de Ribeirão Preto está entre os prioritários para o controle da doença, devido à sua alta incidência (35,6 casos por 100 mil habitantes).

A situação em outros municípios, como o Rio de Janeiro, é ainda mais alarmante, como exibido dias atrás em uma reportagem do telejornal Bom Dia Brasil. Clique aqui para ver. Vale a pena dar uma olhada para ter uma noção real de como a desinformação e más condições de vida contribuem para que uma doença curável ainda faça tantas vítimas.

Para conhecer maiores detalhes do Programa Nacional de Combate da Tuberculose, clique aqui.

Laboratório de Vacinas Gênicas (Rodrigo)

Núcleo de Pesquisa em Tuberculose – NPT

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: