BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Como escolher uma boa pergunta científica

Post por Prof. Marcelo J.B. Silva
Imunologia/UFU

Muitos já disseram
que só se tem uma boa resposta quando essa advêm de uma excelente pergunta. E em muitas ocasiões, a pesquisa de uma vida é baseada em uma pergunta. Assustador não? Então, como fazer essa pergunta?

Para facilitar, a escolha
da pergunta pode ser baseada em dois eixos principais: o primeiro é a praticabilidade ou seja se responder essa pergunta é aplicável ou não. Esse eixo está relacionado com o seu conhecimento e habilidade como orientador, o interesse dos seus alunos e no aparato técnico disponível no seu laboratório. Se você não tem habilidade ou não tem equipamentos para responder a pergunta é óbvio que essa não seria a pergunta do momento.

É comum já imaginarmos como vai ser o layout do paper nos momentos iniciais da execução do projeto. No entanto, em muitas ocasiões, na imaginação é fácil mas na prática... Imagine uma pergunta que você nem consegue imaginar como vai ser a publicação desses resultados. Complica mais ainda. Portanto, uma pergunta bem feita, geralmente, nos dá margem para imaginar como serão as futuras publicações advindas dos resultados do projeto.

O segundo eixo é o do interesse. Quanto que esse projeto que será escrito baseado na sua pergunta vai acrescentar para o conhecimento científico? Muitos projetos científicos hoje são aplicáveis e de fácil execução mas não são interessantes. Outros são ainda piores, difíceis e desinteressantes. Uma boa pergunta leva a criação de projetos simples e interessantes que realmente contribuam para o conhecimento em uma determinada área.

Um outro problema é quando nos apegamos sentimentalmente com o problema. A pergunta não é boa, o projeto não é aplicável e ainda assim continuamos ENCANADOS com isso. SAIA DESSA. Não coloque sentimentos nessa situação. Para selecionar uma boa pergunta científica entre muitas que você tem, eu tenho uma sugestão. Primeiro: defina bem as perguntas e escreva todas. Segundo: faça os seguintes questionamentos: 1. O problema é interessante? 2. Os resultados irão trazer novos conhecimentos? 3. O projeto é aplicável baseado no meu conhecimento e nas condições técnicas do meu laboratório? Escolha aquela pergunta que receber um SIM para todos os questionamentos acima.

Uma outra questão que muitos pós-graduandos cometem o erro de escolher um problema precocemente. Evite escolher aquele primeiro problema que vem na sua cabeça como o principal para sua tese de doutorado ou projeto. Já que um projeto típico leva-se meses a anos para ser finalizado, escolher rapidamente um tema ou pergunta pode gerar imprevistos e frustrações durante a execução do projeto. É importante ter em mente que escolher uma boa pergunta leva tempo. Uri Alon do Instituto de Ciência de Weizmann escreveu que seus alunos de pós-doutorado só investem em um problema após três meses de muito pensar sobre ele. É importante lembrarmos que uma boa questão científica não surge do nada mas sim de muito tempo de estudo e depois da formulação de perguntas incoerentes.

Concluindo, defina sua pergunta baseada na praticabilidade e interesse. Além disso, se dê o tempo para escolher a melhor pergunta entre todas aquelas que perfazem a sua mente.

Comente com o Facebook :

Um comentário:

  1. Ótimo post, pena que esqueceu de citar a fonte. >> http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1097276509006418

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: