BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Frontiers in Cellular and Infection Microbiology





Será lançado em breve Frontiers in Cellular and Infection Microbiology, um novo fórum para publicação de resultados referentes a estudos com interação patógeno-hospedeiro. Enfocado em investigações com cunho molecular, bioquímico, celular e/ou imunológico, a nova publicação é parte da Frontiers, que recentemente vem crescendo norteada pelos princípios de ciência “de pesquisadores para pesquisadores”.

Eu sou bastante favorável a idéia: é questionável que tenhamos que pagar “page charges” e entregar o “copyright” dos nossos artigos --que no Brasil é geralmente fundeado por dinheiro público-- para editoras, que não fazem parte de sociedades cientificas, e que posteriormente restringem o acesso dos artigos ao leitor.

Nesse sentido, o princípio de “author pay / open access”, que garante o acesso universal dos artigos, vem se mostrando um modelo funcional e eficiente. Basta ver os impressionantes índices de impacto de revistas como as da PLoS. Inclusive a PLoS ONE, que foi bastante criticada pelas grandes editoras.

De acordo com o critério de avaliação da Fronties, um artigo somente pode ser rejeitado em caso de: 1) baixa qualidade de estilo/redação; 2) problemas conceituais na metodologia e objetivos experimentais; 3) falha em critérios éticos como experimentação com animais, etc.

Com isso, periódicos como esse possibilitam a publicação de qualquer artigo com qualidade e originalidade cientifica. Os mais conservadores diriam: “- ora, assim fica fácil e qualquer um poderia publicar”. Sim, e o artigo não será julgado por “onde ele foi publicado”, mas sim pelo impacto dele na comunidade: número de citações, número de acessos e comentários que os leitores deixam no site.
Conforme a proposta: "de pesquisadores para pesquisadores". Concordam?

Comente com o Facebook :

Um comentário:

  1. Concordo Dario! Com certeza a relevância de um artigo é expresso pelo seu impacto junto aos demais pesquisadores. Sei de alguns exemplos de artigos altamente citados e publicados em revistas com ISI<2.0 e, ao mesmo tempo, podemos acompanhar semanalmente manuscritos publicados na Nature/Science que possuem baixo apelo junto a comunidade científica.

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: